A principal função do sistema de escapamento do veículo é direcionar o gás resultante da mistura ar/combustível para fora do automóvel, sendo que este gás é transformado em um gás menos nocivo ao ambiente através do seu catalisador. Além disso, o som proveniente do funcionamento do motor é atenuado pelo sistema do escapamento automotivo.

Um sistema de escapamento automotivo danificado ou com funcionamento irregular, pode provocar um mau funcionamento do motor do veículo, com rendimento ruim e com consumo elevado de combustível.

O sistema de escapamento do automóvel é constituído pelos seguintes itens: coletor do escapamento, cano do motor, catalisador, abafador e o silencioso traseiro.

Em relação aos cuidados que devem ser tomados para que o sistema do escapamento tenha o máximo de vida útil possível estão:

Sempre utilizar combustível de boa qualidade, pois as impurezas, substâncias e elementos químicos encontrados em um combustível ruim, pode provocar oxidações e corroer partes do sistema. Como o produto resultante da queima do combustível passa pelo sistema, pode ocorrer a contaminação.

Evitar passar em alta velocidade por quebra-molas e outros obstáculos, como o sistema do escapamento fica localizado na parte de baixo do carro, impactos podem provocar rachaduras e quebras em uma das partes do conjunto, danificando todo o sistema.

Lembrando sempre que a manutenção preventiva do sistema de escapamento automotivo deve ser realizada em uma média de a cada 6 meses ou 10.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro. Nesta manutenção, todo o conjunto deve ser verificado afim de se identificar a necessidade de troca de algum componente.