O princípio básico de funcionamento da direção hidráulica é bem básico e extremamente eficaz, tornando-o mais complexo do que possa parecer. Ao girar o volante, consequentemente, o condutor está girando a coluna de direção, que por sua função movimentará a válvula e o pinhão. O pinhão é uma engrenagem que fica no final da coluna de direção, que tem a função de movimentar a válvula rotativa e o pinhão. O pinhão é, portanto, uma engrenagem que fica no final da coluna de direção junto da cremalheira e direciona para qual lado as rodas irão virar, pelo contato mecânico das engrenagens. Após o movimento do volante, as aletas da válvula se coincidem com as tubulações que vem da bomba hidráulica, dirigindo fluido com pressão para um dos lados do pistão hidráulico. Quando o fluido, sob pressão, é direcionado, o pistão movimenta o semieixo que, por sua vez, movimenta a roda, dirigindo o veículo para a direção correta.

Direção hidráulica pesada? O que pode ser?

Entre os motivos que podem ser citados, os mais comuns são:

  • Obstrução das mangueiras e conexões;
  • Correia frouxa;
  • Ar no sistema hidráulico da boma.

Vazamento de direção hidráulica. O que pode ser?

Entre os motivos que podem ser citados, os mais comuns estão ligados a impactos sobre a tubulação, podendo acarretar em:

  • Vedação danificada;
  • Cremalheira danificada;
  • Ruídos hidráulicos;
  • Mangueiras ou tubulações em contato com outros componentes;
  • Tubulações amassadas ou dobradas.